REGULAMENTO - IRMDD MC.

1) DA FINALIDADE

O IRMDD MC - Irmandade é, por definição, um Moto Clube constituído de amigos proprietários de motocicletas que se reúnem com o intuito de realizar passeios incluindo as famílias, preservar o motociclismo serio e idôneo e atuar em, ações sociais. Todas as ações do grupo não visam o lucro ou o comércio, sendo, portanto, uma atividade não remunerada.

2) DA ESTRUTURA

CONSELHO

1 - Presidente Nacional

2- Vice Presidente Nacional

DIRETORIA

1 - Presidentes Estaduais

2 -MKT

3 - Secretários Estaduais

4 - Tesoureiros Estaduais

5 - Sargentos de Armas

6 - Capitães de Estrada

OS MEMBROS DO CLUBE

8 - Membros FULL PATCH

9 - Prósperos Meio Escudo

10 - Prósperos PP

2.1 - A progressão do membro no grupo segue critérios de tempo de entrada, participação nas atividades do clube e comportamento.
2.1.1 - O tempo mínimo para receber as letras no clube (Meio escudo) será de 3 meses +Mil Km, podendo ser prorrogado à critério do CONSELHO de acordo com a participação e comprometimento do PP com o clube.

 As demais partes do brasão são fracionadas da seguinte forma: 3 meses Mil Km letras de baixo, mais 3 meses Dois Mil KM   as letras de cima e mais 3 meses Três Mil Km - o brasão completo.

2.1.2 - O tempo mínimo para completar o Brasão no clube será de 9 meses + 3Mil Km , podendo ser prorrogado à critério do CONSELHO de acordo com a participação e comprometimento do PP com o clube.
2.2 - Os integrantes do CONSELHO somente poderão são substituídos em duas situações, por renúncia ou falecimento.
2.3 - São considerados MEMBROS INTEGRANTES a esposa, noiva e filhos. Estes, caso desejem, poderão receber o colete com o Brasão correspondente a ESPOSA (Fundo Rosado), FILHO (Quadriculado) e FILHA (Quadriculado Rosa).

2.3.1 - Os Brasões de MEMBROS E MEMBROS INTEGRANTES deverão ser autorizados pelo CONSELHO.

2.4 - O colete do membro é individual e intransferível. A participação dos MEMBROS em eventos e passeios do IRMDD sem o uso do colete é passível de punição.
2.5 - A formação do comboio segue os seguintes critérios de ordem.

1º - Capitão de Estrada

2º- Membros

3º - Família com colete (em caso de motociclistas)

4º - Próspero Meio Escudo

5º - Próspero PP

A regra fundamental é de que saiamos juntos e cheguemos juntos ao destino, sendo que, durante o percurso do passeio, os integrantes do passeio poderão distanciar-se a frente do comboio durante um pequenos período, após o qual deverão aguardar o comboio e reunir-se ao mesmo novamente.

2.5.1 O COMBOIO e a rota, organizados pelo Capitão de Estrada, são prioritários. todos os membros participantes do passeio devem seguir a rota planejada. Rotas alternativas e paralelas ao comboio são consideradas como abandono de comboio, podendo o membro estar sujeito às penalidades previstas no ítem 5 deste estatuto, salvo em situações particulares nas quais o membro tenha que retornar antes ou após o programado.

3) DA ADMISSÃO DE NOVOS MEMBROS AO MOTOCLUBE

Os critérios de entrada de novos membros no IRMDD são:

1 - Sexo masculino

2 - Possuir uma motocicleta acima de 300CC.

3 - Possuir habilitação para pilotar motocicleta

4 - Não possuir antecedentes criminais

5 - Ter disponibilidade para participar dos passeios semanais e reuniões sazonais.

6 - Ser convidado por um MEMBRO IRMDD MC.

7 - Realizar entrevista com três integrantes da BANCA e ser aprovado pela BANCA.

A BANCA será constituída por três diretores escolhidos aleatoriamente através de sorteio a cada nova indicação de novos membros.

Todo e qualquer item que contiverem a imagem do "Brasão IRMDD MC" são de propriedade intelectual do Moto Clube. Portanto os membros, quando os conquistam pagam pelo direito de utilizá-los em nome do clube. Desta forma ao se desligarem devem devolvê-los sem direito a ressarcimento financeiro.
Todos que utilizarem o Brasão IRMDD MC, incluindo membros e seus familiares, cedem o direito de imagem ao IRMDD MC a serem utilizadas exclusivamente em mídias sociais.

4) DAS ATRIBUIÇÕES

1 - Presidente e Vice Presidente Nacionais: Constituem o CONSELHO, o qual tem decisão soberana a qualquer outra do Moto Clube seja colegiada ou não.

Os mesmos tem a reponsabilidade soberana de manter o Moto Clube dentro de seus princípios iniciais e também de manter a harmonia entre os integrantes dirimindo qualquer conflito.

2 - Presidente Estadual: Efetuar a gestão do IRMDD MC em seu estado baseada no valores e princípios do Moto Clube, validar a indicação de novos integrantes, organizar e conduzir passeios, reuniões e ações sociais locais, representar o Moto Clube perante a mídia local. A gestão financeira dos valores das mensalidades dos membros ligados ao estado será local e de responsabilidade deste cargo.

3 - Vice Presidente Estadual: Atua conjuntamente com o Presidente Estadual em suas atribuições e substitui-lo em sua ausência.

4 - Secretário: É responsável pelo registro das atas de reuniões além de organizar os preparativos das reuniões mensais.

5- Tesoureiro: Deve manter um registro exato de todas as receitas e despesas. Ele deve relatar a contabilidade do Moto Clube em cada reunião ordinária para a informação dos membros . Ele deve apresentar anualmente um relatório escrito ao Comitê Executivo na Reunião Anual . O Tesoureito poderá escolher um adjunto. O(s) mesmo(s) deverá(ão) apresentar o balancete do Moto Clube nas reuniões de diretoria.

6 - Capitão de Estrada: É o responsável pela organização dos destinos e melhores rotas, considerando segurança, paisagens, melhores paradas, acervos históricos, pontos turísticos, etc, onde toda e qualquer sugestão de destino deverá ser reportada e ele.

O Capitão de Estrada organiza ou válida o horário de saída e ponto de encontro e assegura que todos cheguem ao destino conjuntamente e retornem aos seus lares da mesma forma.

7 - Sargento de Armas: É responsável pela segurança e proteção do clube, bem como pela defesa de seus membros, prósperos, propriedades e familiares que por ventura estejam sob proteção do clube em eventos. O Sargento de Armas é o chefe de segurança do clube e também a guarda pessoal do Conselho e Presidente(s).

8 - Membros: Participar das reuniões mensais, auxiliar os novos membros e convidados nos deslocamentos em comboio, acatar as determinações da presidência, indicar e apadrinhar novos membros, efetuar o pagamento da mensalidade e auxiliar nos eventos.

9 - Próspero meio escudo: Participar das reuniões mensais, auxiliar os novos membros e convidados nos deslocamentos em comboio, acatar as determinações da presidência.
10 - Próspero: Participar das reuniões mensais, auxiliar os convidados nos deslocamentos em comboio, acatar as determinações da presidência.

4.1 - Todos os integrantes devem possuir uma conduta alinhada com os valores e princípios do Moto Clube. Encontrando-se em desacordo com os valores ou suas atribuições poderão ser advertidos verbalmente nas reuniões, suspensos ou destituídos do cargo conforme a gravidade e/ou reincidência por ordem do Presidente, sendo este último também sujeito às penalidades juntamente com os demais diretores.

5) DAS PENALIDADES
Todas as punições deverão ser propostas e votadas em reunião ou extraordinária com votos abertos, salve em situações delicadas com votos fechados (determinação do presidente)
Os familiares e suas atitudes referentes ao clube são de inteira responsabilidade do membro, mesmo após eventual término do relacionamento, devendo este zelar pela integridade do nosso brasão e demais símbolos do clube. Lamentaremos qualquer cisão de relacionamentos, porém uma vez ocorrida, a ex-esposa/noiva deixará de fazer parte do Moto Clube, sendo de responsabilidade do ex-marido recolher colete e demais pertences de propriedade do Moto Clube.

As punições aplicáveis a todos do IRMDD MC;

1 - Advertência verbal

2 - Retirada do colete durante o passeio.

3 - Retirada do colete por 30 dias.

4 - Suspenção e retirada do colete por 60 dias.

5 - Suspenção e retirada do colete por 180 dias.

6 - Exclusão

5.1 - No caso da advertência verbal, a mesma ocorrerá privativamente em uma reunião na presença única e exclusivamente dos demais membros.
5.2 - A retirada do colete é feita pelo presidente e o mesmo ficará retido pelo tempo da punição aplicada.
5.3 - A exclusão cursa com devolução do brasão e dos patchs para a presidência sem direito a ressarcimento financeiro, pois o integrante compra paga pelo direito de uso do Brasão e Patchs durante sua permanência no Moto Clube, porém os mesmos são de propriedade do Clube.

6) DIRETORIA

A Diretoria do IRMDD é composta pelo conselho, presidentes estaduais, vice-presidentes estaduais, secretários, tesoureiros, sargentos de armas e capitães de estrada, os quais deliberarão sobre as ações táticas e estratégicas para a boa manutenção do Moto Clube. O Conselho será composto pelo presidente nacional e vice-presidente nacional, os quais, como já dito, possuem decisão soberana sobre qualquer outra decisão, seja ela colegiada ou não.

7) DO AFASTAMENTO, INATIVIDADE E DISPENSA

O membro que desejar sair do clube pelos mais diversos motivos poderá:
7.1 - Solicitar AFASTAMENTO - O membro deve entregar o colete ao Presidente pessoalmente ou por intermédio do Sargento das Armas. Neste período não participa das atividades do clube e paga 50% do valor da mensalidade.7.2 - Período máximo de 6 meses, podendo ser prorrogado pelo presidente por mais 6 meses.Após este período o membro é excluído do clube caso não retorne.
7.3 - Carência de 6 meses entre um pedido e outro.
7.4 - Membros em afastamento não participam das atividades do clube, tais como reuniões, etc.
7.5 - Solicitar DISPENSA - O membro deve entregar os patchs e brasões (dele e da família) ao presidente pessoalmente ou por intermédio do sargento de armas. Deve quitar possíveis pendências com o tesoureiro. Caso deseje regressar ao clube posteriormente o seu nome será levado a votação pela diretoria e deve possuir 100% de aprovação para ter o regresso atendido.
7.6 -LUTO- Após consumada a saída do IRMDD MC, o ex-membro deve cumprir um luto de 6 meses. Neste período o mesmo não poderá fazer parte ou fundar outros moto clubes.

8) DA EXCLUSÃO

Os critérios de exclusão abaixo listados serão levados nas reuniões para votação aberta pelos membros:

1 - Estar em débito com as mensalidades por 3 meses. Membros ativos e membros inativos (em afastamento).

2 - Não acatar as decisões deliberadas nas reuniões mensais.

3 - Não cumprir suas atribuições determinadas no item 4 deste estatuto.

4 - Ser julgado e condenado por crime. 

5 - Conduzir sua motocicleta de forma perigosa e que coloque em risco a vida dos demais motociclistas do comboio.

6 - INATIVIDADE maior que 1 ano.

7 - Possuir conduta que fira os valores e princípios do Moto Clube.

9) DA REUNIÃO

9.1 - As reuniões serão comunicadas com antecedência mínima de 15 dias, salvo pautas emergências para deliberação dos assuntos diversos do Moto Clube.

9.2 - Somente membros ativos possuem direito a voto.

9.3 - Membros em débito com o clube não têm direito a voto.

9.4 - Os integrantes habilitados a voto poderão participar da reunião através de videoconferência.

9.5 - As decisões tomadas em reunião não poderão ser contestadas por membros que não estiveram presentes, salvo através do explicitado no item 9.5 abaixo.

9.6 - Temas votados em reunião somente poderão ser votados novamente caso 90% dos membros assinem carta solicitando nova votação ao presidente.

9.7 - O secretário será o relator da ata de reunião, podendo atribuir essa função a outro membro, desde que o mesmo aceite, porém permanecendo o conteúdo sob sua responsabilidade.

9.8 - As reuniões poderão ser nacionais, estaduais ou de diretoria conforme a pauta a ser deliberada.

10) DOS MEMBROS NÔMADES

Nômades são membros antigos, que conquistaram esse patch de acordo com os critérios abaixo:

1 - Mínimo de 05 anos no Clube.

2 - Idade + tempo de clube = 60

3 - Nômades são isentos de mensalidades e possuem direito a voto, tendo sua participação facultativa nos eventos e passeios do Moto Clube.

4 - Membros do conselho que se tornem nômades permanecem com todas as suas atribuições e autonomia.

12) DOS CHAPTERS

Chapters são subdivisões do IRMDD MC em outro estado. Possuem diretoria própria e são a extensão do clube em regiões diferentes de onde foi criado originalmente.

12.1. REQUISITOS

12.1.1 - No mínimo 3 membros com disponibilidades de rodar aos finais de semana.

12.1.2 - Todos possuírem motoclicletas.

12.1.3 - Todos possuírem CNH para conduzir motoclicletas.

12.1.4 - Todos integrantes respeitarem integralmente os valores e princípios do Moto Clube.

12.2. DIRETORIA REGIONAL

12.2.1 - A Diretoria Regional é submetida ao CONSELHO (Presidente e Vice-Presidente Nacionais).

12.2.2 - Deverá nomear um presidente estadual, vide presidente estadual, tesoureiro, um sargento de armas, um capitão de estradas e um secretário. Todos devidamente devem seguir o padrão nacional estabelecido sobre todos os temas.

12.2.3 - O presidente estadual possui autonomia para julgar os membros que não respeitarem o estatuto.

12.3. COLETE

12.3.1 - Colete padronizado conforme o original.

12.3.2 - Todo material como patchs, tarjetas e brasões são comprados diretamente e exclusivamente com o Conselho.

13) CERIMÔNIA DE BATISMO

As cerimonias de batismo serão estaduais e serao realizadas de acordo com a demanda de novos integrantes, as mesmas serão marcadas com antecedência mínima de 30 dias e seguirão os critérios abaixo:

1 - Hino do IRMDD - Canção do Expedicionário

2 - Juramento

3 - Entrega do colete pelo padrinho

4 - Batismo - o novo integrante coloca o capacete de FEB, ajoelha-se e seu padrinho colide uma lata de cerveja contra o capacete com força moderada que impossibilite contusões, em seguida o novo integrante bebe toda a cerveja ainda espumando. Caso o novo membro não consuma alcoólicos, deverá ser respeitado, sendo o ritual realizado com cerveja sem álcool.

A representatividade do ato consiste nos altos e baixos das nossas vidas, onde sempre devemos estar preparados para situações adversas, da mesma forma celebrando os momentos felizes.

Estar de joelhos simboliza a humildade e respeito, valores estes sempre presentes no IRMDD MC.

O impacto da lata sobre nossa cabeça representa as adversidades que surgem ao longo das nossas vidas.

O capacete representa proteção Divina, sem a qual estaríamos completamente vulneráveis.

A tomada da cerveja representa a celebração dos bons momento e conquistas ao longo de nossas vidas.

14) DAS RECEITAS

As diretorias estaduais farão a gestão da receita obtida pelas mensalidades e eventuais doações, das quais necessariamente 20% (vinte por cento) deverão ser destinadas a ações sociais. Toda a contabilidade deve ter total transparência para toda a diretoria e a qualquer membro quando solicitada, sendo que a decisão da aplicação dos recursos fica sob autonomia total da diretoria estadual respeitado o critério acima.

15) DAS AÇÕES SOCIAIS

Os recursos destinados a ações sociais, sejam eles objeto dos 20% das mensalidades ou de eventuais doações devem ser empreendidos em ações de cunho social que abordem comunidades carentes ou meio ambiente.

As ações deverão ser debatidas e escolhidas pela diretoria e todos os membros deverão participar das entregas quando viável.

Indicação de instituições ou ações que possam ser realizadas serão bem vindas e a escolha ficará a cargo da diretoria.

16) DO COLETE

O colete padrão deve ser confeccionado em couro natural e na cor preta. O patchs bordados no colete deverão seguir a seguinte normativa:

Costas

Brasão - ao centro das costas do colete

Parte inferior do brasão: pais da chapter.

Parte superior do brasão: IRMDD.

Lado esquerdo de quem olha para o brasão: iniciais do estado de origem

Lado direito de quem olha para o brasão: iniciais MC.

Parte Frontal

Parte inferior  esquerda de quem olha para o colete: a denominada "virgula", na qual consta a cidade de origem do integrante.

Parte superior esquerda de quem olha para o colete: cargo

Abaixo do cargo: road name seguido do tipo sanguíneo.

Parte superior direita de quem olha para o colete: IRMDD.

Abaixo da parte superior direita de quem olha para o colete: Brasil

Parte inferior direita de quem olha para o colete: a bandeira do Brasil.

Importante: O colete não deve conter adornos excessivos, nem tão pouco patches de outros moto clubes.

17) DAS LIMITAÇÕES

Sempre serão respeitadas as crenças religiosas, preferências politicas, sexuais e esportivas no âmbito do futebol, porém, as mesmas não devem serem discutidas nos convívios do moto clube.

Presidênte Nacional - IRMDD MC.